Qual é a origem do Halloween?

Conheça a história do Halloween, data que é celebrada na terça passada  (31) e tem origem tanto cristã, quanto pagã

Qual é a origem do Halloween?

 

Conheça a história do Halloween, data que é celebrada na terça passada  (31) e tem origem tanto cristã, quanto pagã

 

Halloween, comemorado nesta terça-feira (31), tem ficado cada vez mais popular por aqui, com fantasias que vão além do terror e dão um certo ar de carnaval à data. Conhecida no Brasil como Dia das Bruxas, começou a atrair atenção dos brasileiros para fantasias e decorações temáticas em meados da década de 1990, a partir dos filmes de terror Hollywoodianos. Mas a história da celebração é muito mais antiga.

Nos Estados Unidos, lugar onde a data é tradição, o Dia das Bruxas é celebrado há anos e está muito ligado à migração irlandesa no país, a historiadora Tupá Guerra, da Universidade de Brasília (UnB), explica que a origem do Halloween é milenar e provém principalmente de dois povos: os celtas e os cristãos.

Tupá Guerra disse que  “todas as festas têm influências de mais de um lugar”, inclusive o Dia das Bruxas. Segundo a historiadora, o Halloween tem mais de uma origem: uma ligada ao povo celta, a partir de 1.200 anos a. C., e outra cristã.

Do lado celta, a festa é relacionada ao festival Samhain, que era como um Réveillon:

 Esse festival comemorava o início do Ano Novo para os celtas, e isso significa o início da parte escura do ano, o fim do verão e o início do outono — explicou.

De acordo com a especialista, um ponto curioso da data era que, para os celtas, a escuridão trazida pelo outono tinha um outro sentido além do perigo:

— Os celtas não viam a escuridão como uma coisa maligna. Eles viam a escuridão como algo relacionado com o medo, mas também com o inicio da vida. Assim como os bebês são formados no escuro, na barriga  das mães, a vida também começa no escuro — disse Tupá .

Pelo lado cristão, a história do Halloween se relaciona ao Dia de Todos os Santos e ao Dia dos Finados, em 1 e 2 de novembro, respectivamente, e tem berço sobretudo na Irlanda. Segundo Guerra, a festa como conhecemos seria uma data em “celebração e memória das pessoas que já se foram”.

Qual é o significado da palavra "Halloween"?

O significado de "Halloween" está relacionado ao sentido da própria data em si. De acordo com Tupá Guerra, o nome teria vindo da expressão "All Hallows Eve" — que, em tradução direta, significa "a véspera de todas as almas". Isso porque a data antecede o Dia de Todos os Santos. A origem do nome "Halloween", portanto, seria principalmente ligado à tradição irlandesa da festa.

Como o Dia das Bruxas chegou no Brasil? Por que aqui é diferente dos EUA?

O Dia das Bruxas não é uma celebração brasileira. Segundo Guerra, apesar de haver referências à data em anos anteriores, o  Halloween só atingiu uma parcela maior do Brasil em meados dos anos 1990, a partir da popularização dos filmes de terror Hollywoodianos, mais  no caso, não se referia à festa, mas sim ao nome de uma mulher. Halloween só atingiu uma parcela maior do Brasil em meados dos anos 1990, a partir da popularização dos filmes de terror Hollywoodianos.

É por causa da origem nas produções estadunidenses que o Dia das Bruxas tem moldes mais caricatos por aqui, com foco nas fantasias, maquiagens e festas. De acordo com a historiadora, no Brasil, o Halloween é muito “marcado pelos filmes”. Já nos Estados Unidos, a data é recebida com clima de tradição, principalmente pelos cristãos:

Fora do Brasil, na Irlanda e nos EUA, a princípio se comemora essa festa como a vigília que os católicos fazem para as almas — disse Guerra.

Para a historiadora, o Halloween seria uma data mais tradicional para os EUA em grande parte pela migração irlandesa no país.

Ainda, outra diferença que vale destacar entre o Halloween estadunidense e o brasileiro, segundo Tupá, é que, por aqui, a data é muito mais celebrada entre a classe média, enquanto nos EUA, por fazer parte da tradição do país, é difundida entre todas as camadas da população.

— [O Halloween] é uma prática importada, que está aos poucos ganhando força, mas que não é tão antiga aqui no Brasil —

Por que se usa fantasia no Halloween?

Mesmo nos EUA, usar fantasia no Halloween é tradição. A historiadora Tupá Guerra explica que há diversas teorias na História para esse hábito. Uma delas é relacionada à ideia de "espantar os mortos" com as figuras assustadoras.

De forma geral, a tradição de usar fantasias de Halloween provém da versão irlandesa da festa, e os Estados Unidos, porque herdaram a celebração forma direta pela colonização, acabaram aderindo ao costume.

Halloween e Dia dos Mortos é a mesma coisa?

Halloween e Dia dos Mortos — especialmente aquele comemorado no México — não são a mesma coisa. De acordo com Tupá Guerra, as datas têm a mesma origem — ou seja, o Dia de Todos os Santos e o Dia dos Finados —, mas não têm o mesmo significado.

No México, o Dia dos Mortos é uma mistura da cultura e das crenças nativas e indígenas com as tradições dos povos invasores anglófonos. Segundo Tupá, está relacionada à cristianização do país mexicano.

No Brasil, de forma geral, o Dia dos Mortos (2) acontece depois do Dia das Bruxas (31), e é uma data bastante marcada por tradições cristãs da Igreja Católica. Já o Halloween, por não ser de berço parte da cultura brasileira, acaba sendo um período mais folclórico, relacionado principalmente a festas, fantasias e ao imaginário estadunidense de "doces ou travessuras".

Quitutes especiais (e aterrorizantes) de Halloween

 

 

 

 

 

Por Iranilce Souza