1º Dia do ENEM 2023 especialistas em educação elogiaram

No primeiro dia do Enem 2023, especialistas em educação elogiaram as provas, embora tenham observado que a quantidade de textos as tornou cansativas.

 

No primeiro dia do Enem 2023, especialistas em educação elogiaram as provas, embora tenham observado que a quantidade de textos as tornou cansativas.

As provas ocorreram das 13h30 às 19h em todo o Brasil, com um total de quase 4 milhões de inscritos. No entanto, aproximadamente 28,1% dos inscritos não compareceram, de acordo com dados preliminares com 98,3% de apuração.

Neste dia, os estudantes responderam a 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, que abrangem temas como Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. Além disso, houve 45 perguntas de Ciências Humanas, que incluíram História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Os participantes também tiveram que escrever uma redação dissertativa-argumentativa com o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil."

Professores de colégios e cursinhos elogiaram a escolha do tema da redação. Eles destacaram a importância de reconhecer as jornadas múltiplas que as mulheres frequentemente enfrentam para cumprir suas responsabilidades.

Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo, elogiou a prova como a melhor dos últimos anos, destacando sua inovação, diversificação de textos e a relevância dos temas abordados, que refletem os problemas atuais da sociedade, como questões relacionadas à mulher e ao negro.

No entanto, alguns especialistas concordaram que a prova foi cansativa devido à quantidade de textos extensos, exigindo grande concentração dos alunos. Além disso, temas importantes, como ditadura, racismo e questões indígenas, que não estavam presentes nas edições anteriores, foram abordados na prova de História. A prova de sociologia e humanidades também se concentrou na contemporaneidade, com autores atuais.

As provas de inglês abordaram tópicos relevantes, como desigualdade e racismo. No geral, a primeira prova do Enem 2023 foi considerada bem elaborada, embora desafiadora e cansativa, como é esperado no exame.

Os resultados do Enem 2023 devem ser divulgados em 16 de janeiro de 2024, e os gabaritos oficiais estarão disponíveis a partir de 24 de novembro. O segundo dia do exame ocorrerá no próximo domingo, 12 de novembro, com questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).

Fonte : Terra